Embora alguns fatores de risco possam variar de acordo com o tipo de cancer de pele, a maioria dos tipos compartilham os seguintes fatores:
Radiação ultravioleta: É o fator de risco mais comum. A doença costuma surgir em áreas da pele que sofreram exposição prolongada ao sol. Tanto UVA quanto UVB contribuem para seu desenvolvimento.
Câncer de pele prévio: É o fator de risco de mais forte associação estatística. As pessoas que tiveram qualquer tipo de câncer de pele têm um maior risco de desenvolver outro câncer de pele, portanto elas precisam de um acompanhamento contínuo
História familiar: Também é um fator importante. Quem tem algum parente com histórico de câncer de pele, tem mais chances de desenvolver a doença. Quanto maior o grau de parentesco, maior o risco.
Imunossupressão: Pessoas que tiveram o sistema imunológico enfraquecido por qualquer motivo, como quimioterapia, AIDS e transplantes, também tem maior risco, pois o sistema imunológico desenvolve um importante fator protetor contra o câncer.
Pele, olhos e cabelos claros: A menor quantidade de melanina nessas pessoas acaba aumentando a probabilidade de desenvolver um câncer da pele.