• Telefone: (71) 99325-5659


Dicas de proteção solar

Posso usar filtro solar de rosto também em meu corpo?

Na verdade o protetor solar é eficaz para qualquer região da pele, independente de ser para o rosto ou para o corpo. A nossa pele, porém, tem características diferentes, dependendo da localização, e por isso existem produtos específicos que se adaptam melhor a cada uma delas. A pele da face é mais oleosa, então um produto com toque seco, "oil free" é mais adequado pois são menos "pegajosos". Já a pele do corpo que é mais seca, pede um protetor mais oleoso e hidratante.

Qual o protetor mais indicado para as peles oleosas?

São os que tem o veículo em forma de gel, gel-creme, sérum e mousse, que são leves e mais fluidos. Os ativos dos protetores são oleosos e podem aumentar a oleosidade natural da pele, causando desconforto e até acne. Portanto, ao comprar um protetor solar para esse tipo de pele, procure os que contenham na embalagem as palavras toque seco, efeito mate, oil free, gel e controle de oleosidade.

O que é FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

Qual o fator de proteção solar (FPS) devo escolher?

O fator mínimo de proteção solar deve ser 30, mas ele deve aumentar de acordo com a cor da pele. Peles muito claras, que ficam muito vermelhas no sol e não bronzeiam, merecem um FPS de 50 ou maior, apesar da diferença de eficácia a partir do FPS 30 em diante ser pequena.

Em quais regiões do corpo devo passar protetor?

Em todas as áreas expostas ao sol. Devemos lembrar não só do rosto e braços mas também de lugares muitas vezes negligenciados como orelhas, nuca, pernas e dorso dos pés.

Como devo passar protetor?

Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada. Se você usou o filtro solar e mesmo assim se queimou, significa que usou m FPS menor do que deveria ou não aplicou o filtro em quantidade suficiente. Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme

A eficácia do protetor dura o dia inteiro?

Não, por isso devemos aplicar o protetor pelo menos 2 vezes ao dia - de manhã e na hora do almoço, mesmo que a pessoa fique a maior parte do tempo em casa ou no escritório. A reaplicação, em um dia de lazer sob o sol, deve ser feita a cada duas horas.

Devo passar protetor em dias nublados?

Sim, pois a radiação UV passa através das nuvens, acarretando os mesmos danos para a pele

Protetor solar sai na água ou com o suor?

Sim. Portanto, sempre após sair da água, seja da piscina ou do mar, devemos reaplicar o protetor, assim como após atividade física e excesso de suor.

Protetor solar manipulado é igual aos industrializados?

Nem sempre. A fórmula tem que ser feita em uma farmácia confiável, mas há ressalvas. O problema é que os manipulados podem conter substâncias que comprometem a estabilidade da fórmula. Outro detalhe é que a Anvisa exige da indústria a comprovação do FPS e da proteção UVA, o que não é exigido para os formulados.

Além do protetor, quais são outras formas eficazes de se proteger do sol?

Existem muitas e não custam nada. Usar chapéu com abas largas, camisa, evitar o sol entre 10 e 16 horas, ficar na sombra e usar óculos também tem grande valor, mas não substituem o uso do filtro solar