• Telefone: (71) 99325-5659


COMO SABER SE EU TENHO CÂNCER DE PELE? COMO RECONHECER?

Mesmo que o diagnóstico no consultório seja o único capaz de identificar com precisão se uma mancha na pele é um câncer, podemos tomar algumas medidas para cuidar de nossa pele. Devemos nos examinar periodicamente, quando iremos procurar em nossa pele algo suspeito. O autoexame constante da pele já é um bom início para evitar ou tratar a doença precocemente. Ao aparecer qualquer mancha, pinta nova na pele ou uma espécie de ferida, anote a data em que ela apareceu. Em frente ao espelho e com a ajuda de um espelho nas mãos, faça o autoexame. Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Fique atento aos sinais de alerta, pois toda mancha que apresentar uma ou mais das seguintes características, pode significar alteração maligna:

- Coça

- Sangra

- Descama

- Muda de cor

- Cresce

- Muda de textura

- Faz ferida e não cicatriza

O câncer de pele é aquele que surge de mansinho, de forma que você não percebe de imediato. Geralmente começa com uma pequena mancha, e vai se desenvolvendo aos poucos. Como regra geral, qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta/mancha que já existia deve servir de alerta. Existe uma regra didática para os pacientes, chamada ABCDE, cujo objetivo é reconhecer um câncer de pele em seu estágio inicial:

Assimetria: imagine uma linha imaginária dividindo o sinal no meio e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças, é suspeito

Bordas irregulares: borda serrilhada, denteada, não uniforme, denota malignidade

Cor: várias cores em uma mesma mancha não é bom sinal

Diâmetro: quanto maior, mais chances de ser maligno.

Evolução: se a mancha está se modificando com o passar do tempo, deve ser investigada

Uma mesma pinta pode apresentar uma ou mais dessas categorias e quanto maior o número, maior o grau de suspeita. Alguns tumores malignos, porém, fogem dessa descrição e o melhor é procurar um especialista se você suspeitar de algo diferente. O encontro de alterações suspeitas não significa de imediato que seja um câncer. Procure um dermatologista para uma avaliação e diagnóstico precoce. Nenhum exame em casa substitui a consulta médica.