IDADE: O melanoma está entre os tumores mais comuns em adultos jovens! Particularmente menores de 55 anos.
EXPOSIÇÃO SOLAR: Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco, principalmente se houve queimaduras intensas durante a infância ou adolescência.
PELE, OLHOS E CABELOS CLAROS: Quanto maior a capacidade da pele se queimar (ficar vermelha) em vez de se bronzear, maior o risco. Quanto mais clara a pele, maior a probabilidade de sofrer queimaduras.
HISTÓRIA FAMILIAR E PESSOAL: São os fatores de risco mais importantes! Quanto mais próximo o grau de parentesco, maior o risco. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso. E quem já teve melanoma no passado, tem maior risco de desenvolver um novo melanoma. Já existem vários genes identificados na origem do melanoma, como o BRAF, NRAS, CDKN2A e p53, por exemplo.
MÚLTIPLOS NEVOS (PINTAS): Quanto maior o número de nevos, sardas, manchas de grandes tamanhos de nascença, maior o risco.
IMUNOSUPRESSÃO: Sistema imunológico comprometido, como resultado de quimioterapia, um transplante de órgão e doenças como AIDS e linfoma pode aumentar o risco.