O CBC pode se apresentar sob várias formas, desde uma mancha avermelhada levemente diferente da pele normal até uma ferida que vai crescendo lentamente, sangrando e não cicatriza. Porém a aparência mais frequente é uma protuberância (bolinha) de brilho perolado, que por vezes conseguimos ver minúsculos vasos dentro dela. Geralmente é indolor. Veja alguns exemplos:
O CBC nodular é o mais frequente, e também pode criar uma úlcera que sangra com facilidade, ás vezes deixando uma crosta. O tamanho é variável, a maioria é pequeno, mas pode crescer bastante se não for tratado.
O CBC esclerodermiforme é o mais agressivo e invasivo, parece uma cicatriz pálida, de limites mal definidos, pele um pouco endurecida, e também pode gerar pequenos sangramentos. Se houver uma lesão semelhante a cicatriz mas sem história de trauma, devemos desconfiar.
O CBC superficial é mais comum no tronco, e pode se assemelhar a psoríase ou uma mancha avermelhada (eczema). Também pode evoluir para CBC nodular
O CBC pigmentado: Qualquer das três formas acima podem ser pigmentadas, sendo mais frequente no subtipo nodular e em pessoas mais morenas. Pode se assemelhar a uma pinta (nevo), ceratose seborreica ou até a um melanoma.